“Série brasileira de animação infantil mais bem sucedida, exibida em mais de 60 paises, ganha adaptação para o teatro pela Aventurinha e estréia no Rio dia 9 de janeiro.
Os personagens Peixonauta, Marina, Zico, Juca, Pedro e Rosa, que já fazem a alegria de milhares de crianças pelo mundo na TV chegam ao Rio para animar as férias dos pequenos cariocas. A partir do dia 9 de janeiro, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, os fãs do desenho poderão conferir de perto as aventuras do peixe detetive e seus amigos. No teatro, os personagens ganham vida através da manipulação de bonecos feitos de espuma e tecido.
A série de animação “Peixonauta” ganhou a adaptação para os palcos pela Aventurinha, de Aniela Jordan, Luciano Huck e Luiz Calainho, selo da Aventura Entretenimento para a produção de espetáculos infantis de alto padrão direcionados às crianças e a toda família. A montagem é supervisionada por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, da TV PinGuim, criadores da série de TV. A concepção está a cargo de Beto Andreeta, diretor artístico da Cia Pia Fraus e de Marília Toledo, que também assina a direção.
“Ver as crianças entrarem na magia do espetáculo é um grande prazer. Formar o público de amanhã com um espetáculo educativo de qualidade, um prazer maior ainda”, enfatiza Aniela Jordan, sócia da Aventurinha.
“Ver o Peixonauta no teatro vai ser maravilhoso, pois o todo o universo da série vai ficar muito mais real, como se tivesse pulado da tela da TV diretamente para o nosso mundo”, afirma Celia Catunda da TV Pingüim.“Peixonauta” é a primeira série de animação 100% brasileira. Exibido em 62 países como Argentina, Emirados Árabes e Marrocos, a série acaba de ser vendida também para o Canadá e EUA, e em breve, estará no ar para alegria dos “pequenos” canadenses e americanos. Traduzido em idiomas como espanhol, inglês, árabe e turco, “Peixonauta” foi o programa mais visto do Discovery Kids da América Latina em 2009 e primeiro lugar na audiência da TV paga brasileira.
Oito atores se revezam na manipulação dos bonecos. São várias técnicas, como a manipulação direta, manipulação com varetas e a técnica japonesa unraku, onde três manipuladores fazem o movimento de um mesmo boneco, dando ao personagem um movimento mais próximo do humano.
A trilha sonora, assinada por Paulo Tatit, do Palavra Cantada, trabalha elementos e instrumentos tipicamente brasileiros, trazendo ritmos como o samba, baião e forró. A classificação etária é livre e as crianças passeiam entre o real e a fantasia. “Peixonauta” traz para eles um pouco dos dois mundos: a personagem Marina representa o pensamento lógico, capaz de separar as qualidades das coisas e de perceber o real de modo mais objetivo. Já Peixonauta representa o pensamento mágico da criança.
No espetáculo, os personagens desvendam novos mistérios e ainda ensinam para as crianças valores importantes como o trabalho em equipe, a preocupação com o bem comum, a preservação dos recursos naturais do planeta, a alimentação saudável e o consumo consciente. Assim como na TV, os pequenos espectadores serão convidados a repetir a sequência rítmica de palmas e pés para descobrir novas pistas secretas. Se eles já interagem em frente à telinha, imagine quando estiverem frente a frente com os personagens!”
chile tambien ha visto Peixonauta